A IMPORTÂNCIA DO EXAME CITOPATOLÓGICO

A citopatologia é a ciência que estuda as células individualmente com o objetivo de detectar alterações morfológicas que auxiliem no diagnostico de doenças. Essa é uma ferramenta fundamental, que ajuda no diagnóstico de tumores, função hormonal e infeções parasitárias.

Esse é um exame ambulatorial, o qual apresenta como característica a rapidez e a praticidade numa tentativa de antecipar o diagnóstico. No entanto, não se observa uma arquitetura tecidual, o que torna este exame limitado.

A citopatologia analisa as células individualizadas, descamadas, expelidas ou retiradas da superfície de órgãos de diferentes partes do organismo. Como as lesões apresentam diferentes características, a coleta do material destinado à análise citopatológica constitui uma etapa fundamental nesse processo.

Existem métodos específicos para coleta de materiais. Os exames podem ser efetuados em células obtidas a partir de fluidos corporais, aspiração com agulha e através de raspagem. Os fluidos de cavidades e espaços do corpo podem ser utilizados para identificar e detectar as células cancerosas. A aspiração das células por agulha fina é considerada um exame de citologia em que se punciona a lesão. A raspagem e escovado citológico é uma técnica que consiste em raspar ou escovar as células do órgão ou tecido.

Abaixo, esquemas das diferentes técnicas de colheita.

Por fim, a técnica citológica possui grande importância e utilidade no auxílio do diagnóstico de algumas doenças que acometem os animais.

Autores:

Rachel Bittencourt Ribeiro
CRMV 12.200

Hassan Jerdy Leandro
CRMV: 12.720

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *