HEPATITE INFECCIOSA CANINA

A Hepatite Infecciosa Canina, também conhecida como Doença de Rubarth ou simplesmente HIC, é uma doença que afeta o fígado dos cães. Sua transmissão é feita pelo vírus Adenovírus canino 1 (CAV-1). Dependendo do grau de severidade, a HIC pode levar o cão a óbito em poucos dias.

Uma de suas principais características é ser uma doença de fácil transmissão, sendo os filhotes menores de um ano os mais suscetíveis a contraí-la. O simples contato com um cão contaminado ou mesmo algum de seus objetos já é suficiente para transmissão do vírus.

Uma vez transmitida, a doença pode ficar encubada por até 7 dias, que é quando os sintomas começam a aparecer. Eles poderão variar de acordo com o estado imunológico do animal e o grau da doença em seu organismo, que podem ser o crônico, o agudo e o superagudo.

Grau crônico – os sintomas quase não aparecem, uma vez que o organismo do cachorro se defendeu do vírus de forma eficaz, praticamente eliminando-o.

Grau agudo – sintomas como febre, vômitos e diarreia com sangue são percebidos, podendo até mesmo afetar o sistema nervoso do animal. Em alguns casos mais graves o sistema nervoso do animal é afetado, podendo leva-lo a ter paralisias e até convulsões.

Grau superagudo – devido a sua severidade, seus sintomas podem nem aparecer, uma vez que o cão vem a óbito rapidamente. Nesses casos, a doença só é descoberta via necropsia.

Assim que seu animal apresentar algum dos sintomas citados, é de extrema importância leva-lo ao Médico Veterinário para uma avaliação, somente ele poderá solicitar os exames corretos para diagnosticar e tratar a doença.
O exame de sangue realizado em laboratório especializado é a única forma de detectar a doença. Porém, após seu diagnostico, o tratamento vai focar no controle dos sintomas e não na cura, uma vez que ainda não existe um medicamento específico para esse fim. Antibióticos também podem ser receitados para evitar infecções.

A melhor forma de prevenir a Hepatite Infecciosa Canina é a vacinação. Para isso, a vacina Polivalente (v8 ou v10) é considerada importantíssima pela sua eficácia, lembrando que ela também previne contra a Raiva, a Parvovirose e a Cinomose.

Mantenha a caderneta de vacinação do seu cãozinho sempre atualizada e leve-o frequentemente ao Médico Veterinário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *