CISTITE EM CÃES E GATOS

A Cistite é uma doença que afeta o trato urinário de cães e gatos. Causada por bactérias, tem como principal alvo a bexiga e pode ser transmitida pelo simples contato entre o animal e o solo infectado na hora de urinar. É comum a Cistite ser chamada simplesmente de infecção urinária.

Os animais mais vulneráveis são os mais idosos, os que possuem sistema imunológico enfraquecido e as fêmeas adultas após o cio.

Doenças como a diabetes, tumores, cálculos renais ou fungos podem causar a Cistite. Alguns medicamentos também podem desencadear a doença no animal, assim como alguns produtos químicos utilizados no seu ambiente.
Cães e gatos acometidos pela Cistite geralmente começam a urinar com grande frequência, sempre acompanhada de um forte odor e, em alguns casos, sangue. Isso torna o ato de urinar bastante desconfortável para ele em função das dores. Por isso, ao perceber que seu animal está apresentando algum destes sintomas, leve-o imediatamente ao Médico Veterinário, somente ele poderá diagnosticar e indicar o melhor tratamento para seu amiguinho. O animal também pode apresentar quadro febre, fraqueza, falta de apetite e apatia.

Geralmente, o primeiro exame solicitado pelo Médico Veterinário para o diagnóstico da Cistite é a Urinálise. A Urocultura, outro exame muito utilizado para o diagnóstico de infecções do trato urinário, possibilita a avaliação microbiológica da amostra e identifica o agente causador da infecção, além da sua quantidade por unidade de volume.

Por ser uma doença bacteriana, o tratamento da Cistite geralmente e feito por meio de antibióticos. Outras doenças que também podem originar a Cistite, como tumores ou cálculos renais, naturalmente vão necessitar de outro tipo de tratamento. Por isso, assim que observar qualquer dos sintomas citados acima, procure imediatamente um Médico Veterinário.

Uma das melhores formas de se prevenir a Cistite em cães e gatos é manter a vacinação em dia. Além disso, a higiene do ambiente é fundamental, principalmente para as fêmeas. Certifique-se também de que seu bichinho bebe bastante água e que ela esteja sempre limpa e fresca, isso por que outro fator que favorece o aparecimento da Cistite é a desidratação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *