PERITONITE INFECCIOSA FELINA

Peritonite é um processo inflamatório da membrana que reveste a cavidade abdominal, chamada peritônio. A Peritonite Infecciosa Felina (PIF) é uma doença causada por vírus – o Coronavírus – que pode atingir o abdômen, o fígado, os rins, o cérebro e o sistema nervoso dos gatos, causando abcessos e infecções.

A PIF não tem cura e apresenta sintomas como anemia, febre, perda de apetite, diarreia e emagrecimento. Como não há tratamento eficaz, o bichano pode vir a óbito em poucos dias.  Caso perceba algum destes sintomas no seu gatinho, procure imediatamente um Médico Veterinário, ele vai se basear no histórico do animal e em sinais clínicos, como os apresentados acima. Exames de sangue, ultrassom, testes sorológicos e de DNA auxiliam no diagnóstico da PIF, porém, ele só será definitivo após a realização de biópsia ou necropsia.

Vale ressaltar que nem todo gato que teste positivo para o Coronavírus apresentará necessariamente a PIF.

Existem duas maneiras da PIF ser transmitida: contato de um animal saudável com as fezes de outro contaminado e durante a gestação ou amamentação, caso a mãe esteja contaminada. Ambientes com grande concentração de gatos favorecem a transmissão do vírus, principalmente em locais úmidos.

Prevenir a Peritonite Infecciosa Felina não é tarefa das mais fáceis. Uma boa dica é manter a caixinha de areia sempre limpa, esvaziando-a por completo pelo menos uma vez na semana. Em locais com um ou mais gatos que apresentem o Coronavírus, recomenda-se não incluir um novo filhote.

Leve seu gatinho ao veterinário independentemente dele apresentar sintomas ou alterações. O Médico Veterinário solicitará exames preventivos para certificação de que seu bichano está saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *