INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA EM GATOS

A Insuficiência Renal Crônica em gatos geralmente é causada por alterações naturais dos rins. Uma vez que inflamações e cistos renais não são problemas de fácil identificação, eles acabam evoluindo e se tornando mais graves como cálculos renais e infecções urinárias.

É importante levar o animal ao veterinário assim que alguns sintomas simples forem percebidos.  A ingestão de maior quantidade de água e maior frequência ao urinar são dois deles e devem ser levados em consideração para o próprio bem do bichano.

Gatos idosos apresentam Insuficiência Renal Crônica com mais frequência e em um estágio mais evoluído. Nesse ponto, sintomas como vômito, emagrecimento e perda de apetite são mais perceptíveis. Eles geralmente não são tão ativos quanto os gatos mais jovens e, geralmente, associa-se essa diminuição da atividade ao envelhecimento. Daí, quando o dono percebe esse comportamento, fica despreocupado e acaba não procurando o Médico Veterinário.

Por esse e outros motivos, é importante, mesmo estando aparentemente saudáveis, levar o bichano pelo menos uma vez no ano a uma consulta. Desta forma, o Médico Veterinário fará diversos exames como aferição de pressão, exames de urina e sanguíneos.

Uma vez diagnosticado, é possível tratar a Insuficiência Renal Crônica em gatos, porém, a doença não tem cura. Somente o Médico Veterinário poderá analisar e indicar o melhor tratamento para que o gato tenha mais qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *