CLAMIDIOSE EM GATOS

A Clamidiose é uma doença infecciosa provocada pela bactéria Clamidia Psittaci. Nos gatos ela afeta os olhos e pulmões, provocando conjuntivites e alterações respiratórias. Apesar da baixa probabilidade, a Clamidiose pode ser transmitida ao ser humano.

É uma doença muito contagiosa – principalmente em locais com grande aglomeração de felinos -, basta a troca de secreções entre um gato contaminado e outro saudável para a transmissão acontecer. Gatas prenhes podem transmitir a doença para os filhotinhos.

Os principais sintomas são febre, espirros, tosses e conjuntivite – inicialmente em um olho e chegando ao outro após algum tempo -, etc. A conjuntivite pode ser considerada seu principal sintoma, deixando os olhos do animal irritados e vermelhos.

Sintomas característicos de gripe felina também podem se manifestar no animal, como dificuldade para respirar e rinite. Conforme a gravidade, a Clamidiose pode desencadear pneumonia, aumentando a possibilidade de óbito, principalmente em filhotes. É importante ressaltar que somente o MÉDICO VETERINÁRIO poderá diagnosticar e tratar a Clamidiose, por isso, caso perceba algum destes sintomas em seu animal, leve-o imediatamente ao veterinário.

E falando em diagnóstico, na maioria das vezes ele é feito de forma clínica, porém, para confirmação podem ser solicitados exames laboratoriais.

A vacinação é a principal forma de se prevenir da Clamidiose, seu antígeno é um dos que faz parte da vacina polivalente quádrupla.

O tratamento da Clamidiose em gatos vai variar conforme os sintomas apresentados e pode envolver desde a aplicação de colírios e limpeza ocular até o uso de antibióticos e anti-inflamatórios. Isso quem vai decidir e prescrever é o MÉDICO VETERINÁRIO. Jamais utilize medicamentos – ou fórmulas e tratamentos caseiros – em seu gato sem a devida prescrição de um MÉDICO VETERINÁRIO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *