GIARDÍASE

A Giardíase é uma doença de origem parasitária que, além dos cães, afeta também gatos e seres humanos. É causada quando a Giardia invade o sistema digestivo do animal e se alimenta dos nutrientes que este ingere.

Sua transmissão acontece quando cistos alojados nas fezes chegam ao meio ambiente. Estes cistos são altamente resistentes e podem sobreviver por vários meses, mesmo após a remoção das fezes do animal. Basta pisar, ingerir estes cistos ao lamber as patas ou consumir água e alimentos contaminados para a infeção acontecer. Por fim, uma vez no organismo, os cistos se desenvolverão e se tornarão parasitas adultos.

Os principais sintomas apresentados são a perda de peso, a desidratação, as dores abdominais, a diarréia e os vômitos. Com o passar do tempo, o animal vai ficando bastante enfraquecido, uma vez que a Giardia vai consumindo os nutrientes presentes na sua alimentação.

É muito importante levar o animal a um MÉDICO VETERINÁRIO assim que ele começar a apresentar algum destes sintomas, somente ele poderá solicitar os exames laboratoriais necessários para o diagnóstico e iniciar o tratamento o quanto antes.

O tratamento da Giardíase costuma obter ótimos resultados. Ele é feito com medicamentos anti-parasitários que eliminam com sucesso o parasita do organismo do animal.

A prevenção da Giardíase é feita com a correta higienização das mãos e dos alimentos antes das refeições e limpeza frequente dos espaços onde possa existir transmissão fecal-oral. Outra ótima notícia relacionada à prevenção da Giardíase é a existência de vacinação específica. Consulte seu MÉDICO VETERINÁRIO de confiança, só ele poderá fornecer as orientações necessárias para prevenção e, caso necessário, tratamento da doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *